Um bom gerenciamento de frota depende da correta manutenção dos equipamentos e de dados sólidos para cálculo de desempenho, aqui o controle eficaz de odômetros e horímetros é fundamental.
Muitas pessoas e até empresas usam métodos arcaicos para fazer esse controle e por vezes erros simples de anotação e transcrição causam grandes problemas e até prejuízos.
Para um ambiente de gestão ideal, os valores de horímetro e odômetro deveriam ser percebidos automaticamente pelo sistema, sem intervenção humana, com a adoção de dispositivos eletrônicos que transmitem os dados.
No entanto, quando se trata de grandes frotas, o custo de aquisição e manutenção regular desses equipamentos pode ser impeditivo.
Existem soluções que, se implementados, podem melhorar e muito a qualidade da coleta de informações.
Uma boa parceria pode suprir essas deficiências, os sistemas informatizados de rastreamento com inteligência de dados de mobilidade faz toda a diferença.
Os dados de odômetro e horímetro que um bom sistema de rastreamento e telemetria capturam torna a gestão mais tranquila.
Para um bom gerenciamento só deve haver uma fonte de informação!
Não só o combustível, mas toda a manutenção de veículos e de máquinas depende dos valores de odômetros e horímetros para controlar seus serviços. É importante que a empresa possua essa informação, e quanto mais fiel for o valor melhor será o resultado. Porém, quando se trata de um sistema informatizado, seja ele um ERP ou uma simples planilha de cálculos, não é conveniente que os lançamentos dos valores sejam sobrepostos.
Na prática é muito difícil detectar erros de apontamento de horímetros e odômetros. Normalmente eles só aparecem quando são gritantes, exigindo alguma ação. A maioria dos bons sistemas de controle já possuem essas funções inteligentes para detectar erros de apontamento, mas sempre é bom ressaltar sua importância. Uma boa interpretação dos dados e sua validade gera resultados ótimos.
Comments